terça-feira, 15 de julho de 2014

Vinho orgânico emprega o dobro de funcionários que o vinho não-orgânico


Em entrevista para a revista La Revue du Vin de France, Richard Doughty, o presidente da Federação dos Vinhos Orgânicos da França, responde algumas perguntas sobre os vinhos orgânicos:

RVF: O que é o vinho orgânico?
Richard Doughty: um vinho biológico é feito a partir de uvas cultivadas em agricultura biológica. Os produtores estão sujeitos a um conjunto de regras mais restritivas, ou seja, deve produzir sem fertilizantes químicos doses de sulfitos reduzidas, entre outros. Esta agricultura tem as garantias de vantagem para o meio ambiente e qualidade da água.

RVF: O que muda para os Vinhos Organicos da França em comparação com FNIVAB?
Richard Doughty: O nosso compromisso para promover o setor orgânico, da produção ao consumo, não mudou. Recentemente, Sudvinbio (Interprofissional Association des Vignerons Bio Languedoc-Roussillon) se juntou a nós. Seu compromisso nos leva a mão de obra, esperamos convencer as outras regiões para participar de nosso projeto e promover os vinhos orgânicos.

RVF: Quais são seus objetivos?
Richard Doughty: 50% da área total cultivada na produção orgânica dentro de 20 anos: Este é o nosso objetivo, espero ainda chegar lá antes.
Em termos de consumo, estamos atualmente em torno de 4% ou 3; este número é obrigado a aumentar à medida que muitas áreas passam bio viticultura. Esta conversão pode ser lenta, com em Champagne que as áreas podem demorar até 6 anos para converterem. Para que um vinho para ser certificado orgânico, exige que 100% das uvas provêm da agricultura orgânica.
Uma vez que ocorram as conversões, estimamos que o volume seja de 8% da quantidade de vinhos orgânicos consumidos em todas as garrafas vendidas na França.

RVF: Vinhos orgânicos  geram empregos?
Richard Doughty: Nós, os produtores orgânicos, empregamos mais trabalhadores do que os nossos colegas convencionais. Estima-se que a relação é de 1 a 2! Isto significa que, para cada hectare de vinho orgânico, dobramos os funcionários. Nos orgulhamos em saber que nós não expomos nossos funcionários a produtos que podem prejudicar a sua saúde!

RVF: É possível produzir um vinho biológico, sem sulfitos?
Richard Doughty: Claro! No entanto, há tipos de vinhos que não são capazes de ser produzido sem sulfitos. Tomando meu exemplo, eu produzo vinhos suaves e doces, e não adicionar sulfitos para evitar fermentação na garrafa é inconcebível.


Gostou???
Você pode conferir a matéria na integra e o vídeo acessando:

http://www.larvf.com/,interview-de-richard-doughty-president-de-la-nouvelle-federation-france-vins-bio,4359828.asp