terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Foie Gras: Uma iguaria natural e única

O foie gras (fígado gordo) do pato remota à história do Antigo Egito. Seus figados gordos, descobertos pelos egípcios, eram servidos somente aos faraós. Gansos e patos são aves migratórias, que passam por um processo natural de engorda e de armazenamento de gordura no inverno. Criou-se um mito em torno deste processo natural.
- Por que não domesticar esse animal para ter foie gras o ano inteiro? - indagou Marcondes Moser, diretor da Villa Germânia, de Indaial, maior criador da América Latina.
Lá, são abatidos 1,2 mil patos por mês, que passam pelo processo de separação dos cortes, mais lento que o habitual, para que não sofram abalos no manuseio. O figado gordo é retirado manualmente e depois descansa num container com gelo, para ficar firme e ser embalado.
As virtudes: O foie gras é rico em ácidos gordos insaturados e recomendado na alimentação porque reduz a quantidade do mau colesterol. Os habitantes do sudeste da França chegam a explicar a longevidade deles pelo consumo da iguaria. quando comparada com outras gorduras, o fígado de pato revela taxas similares às do azeite, em termos de ácidos gordos mono e poli-insaturados.
FOIE GRAS ENTIER: (DE GANSO OU DE PATO) São lóbulos inteiros de mesmo fígado, geralmente utilizados cruas ou em baixo cozimento. Conserve o foie gras na geladeira após a compra. Ele também pode ser congelado.
BLOC DE FOIE GRAS: São diferentes pedaços de fígados misturados, reconstituídos e compactados num bloco. Geleias e chutneys são bons acompanhamentos, pois quebram um pouco da gordura.
FOIE GRAS: Pedaços do lóbulo preparados de formas diferentes. Para fazê-lo na frigideira, o ideal é só selar, rapidamente, de uma lado e de outro, sem gordura adicional. Grelhar rapidamente um fatia de pera e colocar o foie gras por cima é uma ótima combinação. Com várias frutas cortadas também fica bom.
PATÊ DE FOIE GRAS OU MUSSE DE FOIE: Preparos à base de fígado que devem conter pelo  menos 50% do produto. São as entradas perfeitas para uma degustação. Sirva em fatias de pão torrado ou biscoitos salgados.
Dicas:
* Uma aliança do foie gras com vinhos e champanhas vem de longa data: um vinho licoroso faz uma ligação espetacular.
*Evite acompanhar com saladas com muito vinagre ou mostarda, pois o foie gras "detesta" o amargo e os gostos muito poderosos.
*As compotas de frutos secos ou cerejas negras, os figos frescos, as groselhas e as uvas brancas podem ser propostas de boa ligação. Deixe-se levar pela imaginação.
Texto: Beto Barreiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário