sábado, 7 de março de 2015

Por que os vinhos alsacianos biodinâmicos são tão especiais?


A Alsácia está situada entre as margens do rio Reno, e a cordilheira de Vosges, é a mais peculiar das regiões produtoras de vinho da França.
A variedade de microclimas e solos que se encontra nesta região é muito grande, o que possibilita aos produtores alsacianos utilizar os seus conhecimentos e adaptar da maneira mais sábia as uvas regionais aos terrenos mais adequados. O amor pelo terroir é levado muito a sério e o resultado são vinhos brancos de grande equilíbrio e fineza. Granito, argila, calcário, areia, greda, são os elementos que constituem esse rico mosaico de terrenos, fruto do desmoronamento de partes das montanhas do maciço de Vosges e da Floresta Negra, ocorrido há cerca de 50 milhões de anos.

Vinhos Biodinâmicos
Os vinhos Biodinâmicos fazem parte de um estilo filosófico de viver e a agricultura biodinâmica garante saúde, equilíbrio e longevidade para a terra, a agricultura e o homem. Importante considerar a manutenção de um circuito fechado de substâncias entre o solo, a vegetação e os animais. A agricultura biodinâmica desabrocha em uma nova compreensão das relações entre a Terra e Cosmo, esta se apoiará sobre boas práticas agrícolas.
Adubação:
É feita uma formulação com esterco bovino fermentado colocado  num chifre de vaca que fica enterrado durante o inverno, quando a “Terra se abre para o Cosmo e inspira” e repousa até a primavera quando então é desenterrado e tem como função reanimar e vivificar a terra, não só adubar.
O chifre de sílica misturada em água da chuva é o “preparado da luz”. Este não somente intensifica os efeitos da luz solar como permite uma melhor relação com a periferia cósmica, em direção ao cosmo inteiro. Este preparado é essencial para a estruturação interna das plantas e seu desenvolvimento assim como para favorecer a resistência das plantas as doenças.
 O conceito de adubação para o biodinamismo é uma renascimento da terra e não apenas nutrir a terra, como seria na agricultura orgânica. São vinhedos que expressam uma comunhão de ideias e uma filosofia de vida que vai do acordar ao dormir entendendo que somos um universo, irradiamos energia e recebemos do cosmos em que vivemos o retorno desta força.
A vinha, nesses casos, é trabalhada com dinamização de elementos naturais, considerando as fases de lua e a posição dos astros.
Domaine Léon Boesch
Uma vinícola familiar estabelecida desde 1640 com mais de 370 anos de história, hoje Gérard e Matthieu representam a décima primeira geração da família Boesch produzindo vinhos de excelência. As vinhas estão localizadas entre as prefeituras de Soultzmatt e Westhalten na região da Alsacia.  Gérard e Matthieu praticam a cultura biodinâmica desde 1998, usando todo o conhecimento que gerações de vinicultores deixaram para eles, uso de pouco SO², sem filtração, sem afinagem e usando leveduras naturais. A propriedade esta situada no vale Nobre no meio do parque natural dos Balões dos Voges que formam uma verdadeira barreira a influência oceânica, deixando prevalecer o clima continental. Este vale é uma verdadeira arena de 4 km de diâmetro aonde se observa corrente de ar ascendente abrigada dos ventos dominantes. A entrada do chaix é também o emblema desta vinícola, uma porta de palha transada do século XVIII.



Parque Natural Regional da Região dos Vosgos, Ballon d'Alsace (Balão da Alsácia)

Adubação com Chifres


Nenhum comentário:

Postar um comentário